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Comissão do CFC vai contribuir com o ensino contábil do País

22 jun 2018 – Contabilidade / Societário

Fortalecer a grade curricular e contribuir para o aprimoramento do ensino contábil no Brasil. Essa é uma das propostas da Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visam ao aprimoramento do ensino contábil no País, criada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 20/6, no Plenário do CFC, em Brasília (DF).

O presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, ao fazer a abertura da reunião, disse que “hoje é um momento especial porque estamos começando uma nova etapa desse trabalho, iniciado há alguns anos”. Na avaliação de Zulmir, a Comissão terá como uma das metas fortalecer a parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) em relação à abertura e credenciamento de novos cursos de Ciências Contábeis. “Essa parceria irá fortalecer a nossa Comissão para que possamos, juntos, analisar os cursos que são autorizados pelo Ministério”.

Ainda, segundo o presidente, “a proliferação de muitos cursos que não teriam condições de serem abertos, trouxe um reflexo no resultado das últimas edições  do Exame de Suficiência”. O presidente do CFC revelou que o curso de Ciências Contábeis é o quinto no País em números de matrículas e existem cerca de 100 mil bacharéis que ainda não obtiveram seu registro. “Precisamos buscar esses futuros profissionais e orientá-los sobre a importância do registro para o exercício da profissão”, pontua Breda.  O presidente lembrou, também, sobre o programa de Excelência na Contabilidade, afirmando que “vamos aproximar, ainda mais, o Sistema CFC/CRCs com as Instituições de Ensino Superior (IES) e com os estudantes, para aprimoramos, ainda mais, a Ciência Contábil no País”.

Outro ponto abordado pelo presidente Zulmir foi sobre a importância de atualizar a grade curricular do curso de Ciências Contábeis. Segundo ele, seria importante discutir com as instituições de ensino a inserção, na grade curricular, de matérias relacionadas à tecnologia e à inteligência artificial. “É importante ressaltar que precisamos nos adaptar e entender o funcionamento desses modernos sistemas”, disse. Zulmir ressaltou que esse ponto será discutido na programação do XI Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, que acontece no dia 29 de setembro, em São Paulo (SP).

A coordenadora da Comissão e presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, disse que “o CFC continua preocupado com a qualidade do exercício profissional e quando imaginamos a qualidade, precisamos pensar na formação do futuro profissional”. Para Maria Clara, “é preciso buscar estratégias e continuar investindo na formação do professor, além de estimular o mestrado e o doutorado”. A presidente revelou, também, que será editado, em breve, um livro com as estatísticas das últimas edições do Exame de Suficiência. “Queremos informar para as Instituições de Ensino Superior o desempenho  de cada uma delas”, afirma Clara.

A Comissão para Elaboração de Projetos e Ações que visam ao aprimoramento do ensino contábil no País é composta pelos contadores Maria Clara Cavalcante Bugarim, Elias Dib Caddah Neto,  Marco Aurélio Gomes Barbosa, Editinete André da Rocha Garcia, Antônio Baião de Amorim, Roberta Carvalho de Alencar, Alexandre Sanches Garcia, Cristina Amélia Fontes Langoni e Francisco José dos Santos Alves.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

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