Home / Comércio Exterior / InovAtiva Brasil é apresentado no maior congresso de empreendedorismo do mundo, na Turquia

InovAtiva Brasil é apresentado no maior congresso de empreendedorismo do mundo, na Turquia

19 abr 2018 – Comércio Exterior

Os resultados do InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Sebrae, foram apresentados, nesta semana, à comunidade internacional na Turquia. O diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC, Igor Nazareth, participa da 10ª edição do Global Entrepreneurship Congress (GEC) em Istambul. O evento reúne representantes de 170 países.

Nesta quarta-feira, Nazareth debateu o papel de incubadoras e aceleradoras no desenvolvimento de startups com membros da delegação dos Estados Unidos, Jordânia e Costa do Marfim. Ele falou dos desafios enfrentados pelo MDIC e Sebrae para estruturar o InovAtiva Brasil e apontou os principais resultados do programa.

“Em cinco anos, recebemos mais de oito mil projetos e oferecemos capacitação e mentoria para 1.400 startups. Desse total, 646 empresas foram aceleradas. Investimos pouco mais de R$ 6 milhões no InovAtiva e as startups aceleradas captaram mais de seis vezes desse valor. Sem dúvida, é um resultado bastante positivo”, disse.

No domingo (15 de abril), o diretor de Inovação e Propriedade Intelectual do MDIC apresentou as políticas públicas brasileiras de apoio às startups na mesa “Startup Nation Ministerial”, composta por representantes de 25 países, entre eles Estados Unidos, México, Índia, Espanha, Portugal e Arábia Saudita.

O grupo discutiu os principais desafios para o fortalecimento do ecossistema de capital de risco, essencial para o desenvolvimento de empresas inovadoras. Também debateu a importância de se incentivar as empresas de alto crescimento, como são chamadas as firmas que ampliaram em média 20% o número de empregados durante três anos consecutivos e tinham, ao menos, dez trabalhadores assalariados no início do triênio.

“O evento é uma oportunidade para conhecer iniciativas de outros países e entender que algumas das dificuldades que enfrentamos são comuns. Estamos no caminho certo com o InovAtiva Brasil e também com o StartOut Brasil, nosso programa de internacionalização de startups realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Apex-Brasil, Sebrae e Anprotec”, disse Nazareth.

InovAtiva

Lançado em 2013, o InovAtiva Brasil é um programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. O programa conta com mais de 700 mentores voluntários, com representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer.

No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE como um benchmark internacional de inovação no setor público. Em 2016, o InovAtiva foi eleito a Melhor Aceleradora do país em premiação da ABStartup.

O programa é realizado pelo MDIC e Sebrae, com execução da Fundação CERTI.

Global Entrepreneurship Congress

O Global Entrepreneurship Congress é um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Durante o encontro, empresários, investidores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas debatem medidas para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do ecossistema de inovação e de empreendedorismo.

Neste ano, o evento tem como foco três temas principais: “Cultura Inovadora”, “Zero Barreiras” e “Pensamento Exponencial”.

O congresso se encerra hoje (19/4) em Istambul. Em 2013, o GEC foi realizado no Rio de Janeiro.

 

Fonte: MDIC

print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×