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Quando os bancos devem ressarcir vítimas de fraudes bancárias?

28 abr 2021 – Economia e Finanças

Infelizmente, diversos golpes surgem ainda mais sofisticados, com uso de tecnologia que pode tornar o golpe bem parecido com uma situação real.

Além disso, existe uma parte da população que sofre ainda mais com isso, por exemplo, os idosos.

Com isso, poucos consumidores que são afetados com esses golpes realmente buscam seus direitos.

Assim, infelizmente, arcam com o prejuízo financeiro sozinhos.

Então, quer entender agora quando os bancos devem ressarcir vítimas de fraudes bancárias? Leia este artigo para saber mais sobre!

Como uma fraude bancária pode acontecer?

Hoje, infelizmente existem os mais diversos meios de se prejudicar um consumidor com um golpe.

Assim, não importa o meio, digital ou físico, o consumidor pode sim ser afetado como golpe!

Com isso, os casos mais comuns de fraudes bancárias são:

1) Golpe do cartão de crédito

Neste caso, diversas são as formas de sofrer um golpe de cartão de crédito, sendo as principais:

  • Confirmação de dados bancários;
  • Clonagem;
  • Troca de cartão de crédito no momento da compra física;
  • Golpe do motoboy.

Em comum, estes golpes dão ao criminoso todo o acesso aos dados do cartão do consumidor, que fica totalmente desprotegido.

2) Transferência do Whatsapp

Com o avanço da tecnologia das mensagens instantâneas, fazer transferências por meio do Whatsapp se tornou cada vez mais comum.

Com isso, sabendo destas transações e da troca de dados por meio das conversas, criminosos invadem o número de Whatsapp e mandam mensagens como um conhecido, pedindo a transferência de um valor bem alto, na maioria das vezes.

3) Clonagem de cartão de crédito

Bastante comum, o golpe pode ocorrer tanto online, como também de modo presencial.

Em ambos os casos, os dados do cartão do consumidor são clonados, e o criminoso faz diversos gastos em nome do titular.

Com isso, muitos consumidores ficam até mesmo negativados indevidamente, e precisam arcar com todos os prejuízos.

Desse modo, sendo o caso de o consumidor sofrer com algum dos golpes acima, os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias.

Além disso, até mesmo, em alguns casos, pagar uma indenização em danos morais.

Quando os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias?

Sempre que o consumidor sofrer prejuízos, os bancos devem ressarcir as vítimas de fraudes bancárias.

Inclusive, estes prejuízos podem ser:

  • Materiais, pela perda do valor em um golpe, por exemplo;
  • Morais, pelo estresse que o consumidor passa em sofrer uma fraude;
  • À honra do consumidor, quando este fica negativado pelo golpe.

Lembrando que, apesar disso, é preciso analisar caso a caso, sendo muito importante, também, ter provas destes prejuízos para buscar seus direitos!

O que fazer quando for vítima de fraude bancária?

No caso, logo que o consumidor sabe que foi vítima de uma fraude bancária, o primeiro passo é manter a calma e buscar ajuda.

Além disso, é possível seguir este passo a passo para buscar uma solução:

Como começar a resolver o problema de fraude bancária?

Aqui, o consumidor pode buscar, em primeiro lugar, um contato oficial da instituição financeira para bloquear o cartão.

Em seguida, é importante que faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, informando

Além disso, é importante falar que o banco, o aplicativo de mensagens e a operadora também podem ser responsabilizados pela falha no serviço.

Se for o caso, os bancos devem ressarcir vítimas de fraudes bancárias.

Caberá ainda, por parte do consumidor e a depender do dano causado, um pedido de indenização por danos morais, principalmente se o seu nome estiver sujo em razão do golpe.

Fonte: Jornal Contábil

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